A História RESUMIDA dos EREB-Sul

Escrito por André Chitão (do C.A.Bio - Centro Acadêmico de Biologia da UFSC), em maio de 2011. (Última atualização feita em: 21/05/2011).

 

PS: Você pode deixar um comentário ao final da página !


Antes de ler!

A história da atuação e organização d@s estudantes de Biologia no sul do Brasil é muito rica e ao mesmo tempo, hoje em dia, pouco conhecida e divulgada entre as universidades do Sul. O objetivo desse texto é, então, simplesmente resgatar e resumir essa história, aproximando ela dos “mais novos” estudantes de Biologia! Mas lembrem-se, como os fósseis, as informações aqui apresentadas são apenas fragmentos, impressões diminutas de uma história viva, rica e complexa, muito maior do que esta aqui apresentada!


Os primeiros EREB Sul

Muito pouco se sabe sobre os EREB-Sul ocorridos antes de 2002. Os documentos da década de 80 e 90, se já não foram apagados pelo tempo, devem estar escondidos entre pilhas de arquivos nos centros e diretórios acadêmicos de biologia mais antigos espalhados pelo Sul.


No C.A.Bio-UFSC, em 2011, conseguimos encontrar alguns documentos desse período, que registram os EREBs Sul da década de 90:


Em 1997, acontece o X EREB-Sul na Iha do Mel, PR, reunindo encontristas do PR, SC e RS. Desse encontro encontramos apenas uma relatoria dos grupos de discussão, que entre outras coisas, relata diversas problemáticas ambientais vividas pelo Sul na época.


No ano seguinte, 1998, o XI EREB-Sul se dá em Blumenau, SC, organizado pela FURB. É um encontro com programação muito científica, sem vivências nem oficinas culturais, muito diferente dos moldes que viriam na década a seguir.


No final do mesmo ano, acontece também no sul o XIX ENEB, em outubro, no campus da UFRGS, em Porto Alegre.


1999: No EREB-Sul anterior fica decidido que a UEPG, de Ponta Grossa, PR, organizaria o XII EREB. Há dois informes sobre o encontro, mas por enquanto não encontramos confirmação se ocorreu ou não.


 

 

A revitalização dos EREB Sul

Em 2001, a região sul volta a sediar mais um Encontro Nacional, o XXII ENEB, em Florianópolis, SC, no campus da UFSC. A vivência no ENEB Floripa é intensa e acaba estimulando alguns encontristas do sul que estavam no encontro a reavivar os EREB-Sul.


No ano seguinte, 2002, acontece então o primeiro EREB-Sul do novo milênio, no Bairro do Lami, em Porto Alegre, RS. É um encontro pequeno mas produtivo, que reune encontristas do RS e SC. Dele, além do informe do Encontro, temos a famosa Declaração de Independência do Lami e a ata de encerramento.


Em setembro do mesmo ano (2002), durante o ENEB em Brasília, estudantes da Bio-UFSC se dispõem em organizar o próximo EREB-Sul de 2003, mas posteriormente (devido a falta de pessoas para “botar a mão na massa”) são forçados a encolher e reformular o encontro, limitando as vagas para poucos participantes de cada universidade. Assim, surge a proposta do “mini-encontro” chamado Teia Sul, que deveria ocorrer em abril de 2003, mas acaba sendo cancelado em cima da hora, justamente pela falta de inscritos.


Em seguida, em setembro de 2003, no ENEB de Salvador, BA, a PUC-RS apresentada sua proposta de preparar o EREB Sul 2004. No início do ano seguinte (2004), nasce o grupo de emails ereb-sul@yahoogroups.com, que se torna uma ferramenta de comunicação para facilitar a construção coletiva do EREB-Sul, servindo também como meio de integração para os estudantes da região sul nos próximos anos.


O EREB-Sul 2004 acontece em junho, na Barra do Ribeiro, RS, reunindo cerca de 200 encontristas do RS e SC (UFSC). Durante a construção pré-EREB-Sul 2004, ocorrem muitos “pré-encontros” no local reunindo estudantes da PUC, UFRGS e Unisinos.

 

Foto do EREB Sul 2004, Chimarrão Consciência inicial:

EREB Sul 2004: Chimarrão Consciência Inicial
 

Em 2005, o EREB-Sul acontece em Florianópolis, no Camping do Rio Vermelho, reunindo entre 200 a 300 estudantes. Graças a uma divulgação mais ampla, é o primeiro EREB-Sul desde 2002 que tem participação do Paraná. Conta-se que algumas atividades do encontro foram esvaziadas por encontristas que preferiram “turistar”. Com o lucro deste EREB, em março de 2006 o C.A.Bio-UFSC lança um edital para financiar três projetos de extensão.


Foto do EREB Sul 2005:

 

No ano seguinte (2006), o EREB-Sul acontece entre abril e maio, em Caxias do Sul, RS, e é organizado pela UCS. Em julho deste ano também acontece o último (XXVII) ENEB que passou pelo sul do Brasil, preparado pela UFRGS e outras universidades do RS, em  Porto Alegre.

 

Em 2007, o EREB-Sul é organizado pela UFPR e acontece em Curitiba, no campus da universidade. São reunidos em torno de 427 estudantes e ao final do encontro a Univali, de SC, se dispõe a organizar o próximo EREB-Sul.

 

O EREB-Sul de 2008 aconteceu em Itajaí, SC, no Parque de exposições Gilmar Graff. Infelizmente, durante o encontro ocorre um grande temporal (originado pela passagem de um ciclone extratropical) que atrapalha, e muito, a organização do Encontro. Algumas vivências e oficinas são canceladas e grande parte dos encontristas tem suas barracas alagadas, se abrigando no espaço comum do encontro (um galpão onde também aconteciam as culturais e refeições). Alguns estudantes, inclusive, decidem voltar mais cedo para casa! No final do Encontro ocorre a assembléia final e após um debate acalorado se leva o próximo EREB-Sul para o RS.

 

Nesse ano (2008) o ENEB acontece em São Luis, no Maranhão, reduzindo a participação do Sul a apenas algumas universidades do Paraná.

 

O resgate da autogestão

A elaboração do EREB-Sul de 2009 é preparada em grande parte pela UFRGS, além de outros colaboradores, que decidem sediar em maio o EREB-Sul em três campings a beira da Lagoa de Bacopari, em Mostardas, RS.

Certamente influenciados, ao menos em parte, pelas críticas a organização dos últimos encontros regionais e nacionais, em 2009 o EREB-Sul resgata e revitaliza a idéia de autogestão nos encontros de biologia, fazendo com que @s encontristas se tornassem, de alguma maneira, também responsáveis e livres para organizar de maneira coletiva espaços vitais do encontro, como as refeições, limpeza e gestão dos resíduos, além de oficinas e demais manifestações (artísticas, por exemplo). O encontro acaba reunindo de 300 a 500 (a conferir) estudantes e entre as atividades, além de vivências, oficinas e palestras, conta com uma feira aberta a comunidade e cria o Espaço-Cura, um novo tipo de vivência.

 

Nesse ano (2009), em julho, também ocorre no sul do país o XXX ENEB, em Londrina, PR, no campus da UEL. Devido a uma contaminação da gripe H1N1 na universidade, o encontro é adiado em duas semanas, para o meio das férias de julho, dificultado a participação de muitas universidades. De SC vão apenas 6 pessoas da UFSC e Univali e ninguém do RS. 


Em 2010, o EREB-Sul ocorre na vila da Guarda do Embaú, em Palhoça, SC. É preparado por estudantes da UFSC e dá continuidade ao desenvolvimento da autogestão nos EREB-Sul, reunindo cerca de 610 encontristas numa dinâmica em que todos estavam responsáveis e livres para organizar os espaços vitais do encontro. Na prática, a dinâmica funcionou, mesmo que não tenha conseguido incorporar a maioria dos estudantes nas atividades de organização, talvez pela falta de informação ou consciência desses encontristas. Entre outras atividades, no Encontro são realizadas sete vivências (incluindo aldeias Guarani, sítio agroecológico e associação de reciclagem), duas palestras, quatro oficinas, uma feira aberta a comunidade, além de dezenas (ou seriam centenas?) de manifestações artísticas, com duas intervenções teatrais e muitas grandes rodas de música.

O ENEB 2010 ocorre em Feira de Santana, BA. Do Sul conseguem ir algumas pessoas da UFSC, UFPR, UEL, UEPG e UEM. Ocorre uma reaproximação entre estudantes dessas cinco universidades, ficando proposto uma comunicação mais efetiva entre eles e a construção coletiva do EREB-Sul 2011.

 

Em abril de 2011 ocorre um Pré-EREB em Curitiba, reunindo cerca de 10 pessoas, entre membros da UFPR, UFSC e UEPG para se discutir, coletivamente, o EREB-Sul 2011. A partir daí, define-se várias atividades e logísticas do encontro!

 

Considerações finais

 

1) O ENEB de 2011 ocorrerá no Rio de Janeiro. VAMO LÁ GALERA !!!

 

2) Numa busca pelo Google, através de currículos deixados na internet, conseguimos descobrir ainda que: Em 1992, ocorreu o V EREB Sul, em Curtibia, na UFPR, e em 1993 ocorreu VI EREB Sul, em Caxias do Sul, RS, por volta do dia 16/05/1993.

 

Comentários sobre: História dos EREB-Sul

Erep 99

Data: 16/09/2013 | De: Leonardo Godoy

Hey galera, sou aqui da UEPG, fui por 3 anos do CA aqui, e que eu saiba aconteceu sim o EREP, tinha o nome de Biólogo, quem sou eu! Até o inicio de 2012 eu sei que provavelmente tem documentos do EREB guardados no CA. Não sei agora, pois em 2012 entrou uma galera diferente no CA, que transformou tudo em cor de rosa, jogou fora todos os móveis, livros e muitos documentos que haviam lá! foda =/

historico dos erebs

Data: 28/06/2011 | De: Boliviano

Achei muito bom o resgate de informações que o mano Chitão organizou sobre a história dos EREBs. Quem sabe poderiamos disponibilizar este conteúdo através de um blog coletivo. Tenho outros documentos sobre a construção e finalização dos encontros que poderiam ser disponibilizados. Abçs e parabéns pela iniciativa! Boliviano.

ereb sul 2011

Data: 28/06/2011 | De: Tami

Nunca tinha tido a oportunidade de participar do ereb este foi o 1° ano que eu participei e foi muito massa o ano que vem estarei lá marcando presença de novo e parabéns para o pessoal que organizou tudo, foi muito legal e interessante parabéns mesmo.

EREB SUL

Data: 12/05/2011 | De: Andressa

Não participarei do EREB esse ano, mas torço pra que o encontro seja muito produtivo e pra que dê tudo certo. O pessoal da UFPR tá se empenhando pra isso!
E só uma observação: no EREB 2007, em Curitiba, recebemos 427 pessoas.
Bom EREB pra todos!

Re:EREB SUL

Data: 12/05/2011 | De: Chitão - CABio UFSC

Oi Andressa ! Puxa que legal saber sua informação sobre 427 estudantes no EREB de 2007, na UFPR.

Por acaso você estava na organização?
Eu gostaria muito muito de receber (e divulgar) algum documento daquele EREB.
Meu é email é: andregm.bio@gmail.com

Definitivamente a informação sobre o nº de pessoas foram as que eu mais tive dúvida em colocar. Pois algumas pus pelo que eu lembrava (ou me disseram) baseadas no "olhometro.

Sabes ainda dizer se foram 427 estudantes ??? Ou 427 encontristas (estudantes+ oficineiros+bandas+etc) ???

Ok bjus brigadão, em nome de tod@s :)

GRATIDÃO!!

Data: 10/05/2011 | De: Marcella

Muito grata querido pela riqueza dessas informações, é muito bacana que a história seja sempre relembrada e revivida, renovando e se reinventando a cada encontro! que isso possa reforçar a importância deste encontro como um espaço essencial de troca e cooperação!!!! VIDA LONGA AO EREB-SUL!!!!!

Novo comentário