Que teia estamos construindo ?
Interações Biossociais: Que teia estamos construindo ?
Um dos muitos objetivos do encontro é refletir sobre as relações humanas em interação com o meio ambiente, nos moldes da sociedade contemporânea.
Como o homem está inserido e como ele entende essa relação com o meio – manipula-o, cultiva-o e lhe confere grau de importância, bem como, a forma de estruturação das sociedades a partir de recursos que dispõem. O uso sem consciência e sem limites acarretou em uma destruição de habitats e perda de espécies imensurável e também a marginalização de comunidades que mantiveram estritos laços de respeito e colaboração mútua com esse meio, construindo um conhecimento tradicional que não deve ser derrubado junto com as árvores. Por isso, há, hoje, a preocupação com o crescimento econômico e tecnológico de menor impacto, baseado no uso sustentável e no resgate de conhecimentos tradicionais, alternativas para que se mantenha a diversidade biológica.
Dentro do contexto dos estudantes de Biologia do sul do Brasil, o tema se encaixa, no que diz respeito as nossas relações enquanto universidades, enquanto biólogos e enquanto movimento estudantil. Quais as teias que estamos construindo ? Como poderíamos estar caminhando na mesma direção e fortalecendo as nossas relações ?
Vemos no encontro a oportunidade de vivenciar as diferentes posições e os diferentes olhares sobre as mesmas questões .